terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

[Desafios Literários] MAZE RUNNER – CORRER OU MORRER Vol. 1


 MAZE RUNNER – CORRER OU MORRER Vol. 1
Série: Trilogia Maze Runner
Título original: The Maze Runner
Autor: James Dashner
Tradução: Henrique Monteiro
Número de Páginas: 428
Editora: Vergara & Riba Editoras
ISBN: 9788576832478
Ano: 2009
Nota: 10/10


Sinopse:
Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito.


Resenha:
Faz tempo que estava querendo ler esse livro, mas a oportunidade não aparecia, então enfim, ele chegou...e não me decepcionou!! (rimou o.O)
A Clareira é o local onde moram vários jovens entre 12 e 17 anos. Não se sabe porque estão lá e quanto tempo ficarão. Só sabem que precisam sair. De qualquer modo.
Quando Thomas chega, está mais assustado do que tudo, mas ao mesmo tempo tem uma sensação estranha...a cabeça está cheia de perguntas mas ninguém quer responder. E agora?

“...Alby aponta para as portas no chão.
- Esta aqui é a Caixa. Uma vez por mês, recebemos um Calouro como você, nunca falha. Uma vez por semana, recebemos suprimentos, roupas, algum alimento. Não precisamos de muito...a maior parte produzimos sozinhos na Clareira.” Pág. 51

Thomas resolve ouvir, mesmo a cabeça fervilhando. A amizade com Chuck, o garoto de 12 anos que não pára de falar, se torna fundamental em sua vida na Clareira.
Mas de repente tudo muda com a chegada da garota. E na mesma semana. O que mudou? E porque mudou?

“...Um silencio absoluto abateu-se entre os moradores da Clareira. Quando Newt inclinou-se para ver melhor o interior da Caixa, um fraco berro de cabra ecoou à distancia pelo pátio. Thomas inclinou-se para a frente até onde pôde, esperando ter uma visão do recém-chegado.
Com um movimento brusco e inesperado, Newt recuou até ficar em pé de novo, o rosto contraído em completa confusão.
- Santo... – ele ofegou, olhando ao redor para nada em particular.
Nesse momento, Alby também dera uma olhada, tendo uma reação semelhante.
- Não é possível – murmurou ele, quase em transe.” Pág. 64

O ritmo do livro é alucinante. Sabe aquele livro que você fica arfante depois do personagem correr e quase morrer?? Pois é. Esse livro faz isso. O titulo é literal mesmo. Correr ou Morrer.
Há uns seres H-O-R-R-I-P-I-L-A-N-T-E-S nesse livro...sério, sonhei uma noite inteira com essas coisas...mas vou deixar vocês lerem para poder terem um “contato” melhor com o negócio...sentirem a pressão...

“...Tentando não pensar no assunto, Thomas fechou os olhos por um momento e concentrou-se em permanecer imóvel e em silencio. A criatura continuava vindo.
Zuirrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
Clique-clique-clique-clique
Zuirrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
Clique-clique-clique-clique...”  pág. 147

Não li muitos livros distópicos, mas os poucos foram todos muito bons. Achei a ideia central desse livro bem parecida com Jogos Vorazes de Suzanne Collins, mas há elementos diferentes. Tive essa sensação ao final da leitura, mas não estragou em nada. O único problema desse livro é....tem continuação e já me disseram que o livro 2 termina muitooo tenso...e o que é o final desse livro??!
Leiam! Recomendadíssimo!!

Está é a Resenha 1 do tema do mês de Janeiro.








Nenhum comentário:

Postar um comentário